fbpx
Dicas de treino 8 de abril de 2020

Durante tua jornada de treinamento, você vai se deparar em algum momento com alguns termos técnicos que te fazem pensar sobre o que você está fazendo. Pode acontecer no início da tua jornada ou após um longo tempo treinando, mas em algum momento você vai ouvir ou ler esses termos e vai sentir curiosidade sobre o que é e qual sua influência no teu treino e nos teus resultados.

Um desses termos é o volume de treino, assunto de um vídeo que fiz para o meu canal no YouTube.

Link do vídeo: https://youtu.be/E0crWuqvSDM

De forma resumida, podemos dizer que volume de treino seria o número de séries por grupamento muscular que realizamos por semana. Veja o exemplo abaixo:

Treino de terça-feira:

  • Decline pushups x 3 séries
  • Diamond pushups x 3 séries
  • Wide pushups x 3 séries
  • Underhand pushups x 3 séries

O treino acima possui 4 exercícios que trabalham o peitoral, deltóide anterior e tríceps. Sendo assim, temos 12 séries totais para o peitoral. Se repetirmos esse treino durante a semana, teremos 24 séries para o peitoral na semana. Esse é o volume de treino do peitoral.

No meu eBook Guia para Iniciantes: Como construir músculos com calistenia, eu falo sobre um volume de treinamento entre 10 a 20 séries semanais. Este número é uma média baseada no que temos na literatura científica.

No entanto, dependendo da intensidade do nosso treinamento e da nossa frequência também, esse número pode variar. Quanto maior a intensidade do treino, menor será o volume total. Quanto menor a intensidade, maior será o volume total.

Geralmente, treinos voltados para resistência tem um número de séries maior. Em torno de 20-30 séries por semana, até 40 séries pode chegar, para indivíduos mais avançados. Já em treinos voltados mais para força, esse número pode ficar em torno das 10-20.

O ideal, para um bom desenvolvimento a longo prazo, é sempre começar com um volume menor e ir aumentando ao longo do tempo.

Desde que você fique nessa marca que mencionei acima e esteja constantemente evoluindo em força, você terá bons resultados de ganho de massa muscular ao longo do tempo.

Abraço e bons treinos!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

-10%

Subscribe now for discount

Loading